O HALLOWEEN  

Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) a cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo "All hallow"s eve", que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.

    A origem do Halloween

        A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória visto ser praticada há mais de 3 mil anos.Já na antiguidade, os Celtas festejavam o “All hallow's eve”, que significa a “véspera de todos os santos”.
Os celtas eram originários da região da Irlanda. Com o tempo, eles foram se espalhando pela Europa. Esse povo era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Com o intuito de afastar os maus espíritos, a festa incluía diversas figuras sombrias e bizarras. Nesse dia, era comum eles colocarem objetos estranhos nas casas e usarem fantasias.Eles acreditavam que nesse dia (chamado de "Festival de Samhaim") os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos.Por esse motivo, usavam fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.Já nessa época era celebrado no dia 31 de outubro, visto que a data marca o Samhain (o Ano Novo Celta), e ainda a véspera do Dia de Todos os Santos.Curioso notar que a tradição do Halloween foi passada de geração em geração, uma vez que não existe nada escrito sobre isso.
Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.Durante o Medievo, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da Igreja, eles eram queimados na fogueira.
Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo a dos Estados Unidos.

História do Halloween no Brasil

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente.Isso ocorreu por influência estadunidense sendo, portanto, uma comemoração recente no país. No entanto, ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos. Antes não era comemorada, mas desde há 20 anos tem vindo a se tornar um hábito.Um dos maiores propulsionares dessa cultura foram os cursos de idiomas no país. Em muitas escolas de línguas se comemora com os alunos a data relacionada com a cultura inglesa e estadunidense.O Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.


ONDE TUDO COMEÇOU?

A origem dos costumes e símbolos do Halloween

VAMPIROS, LOBISOMENS, BRUXAS, ZUMBIS: Já por muito tempo, essas criaturas têm sido relacionadas ao mundo espiritual maligno.
DOCES: Os antigos celtas tentavam apaziguar os espíritos maus com doces. A Igreja mais tarde incentivou seus membros a irem de casa em casa na véspera do Dia de Todos os Santos pedindo alimentos em troca de uma oração pelos mortos. Esse costume passou a ser conhecido como “doces ou travessuras” do dia de Halloween.

FANTASIAS: Os celtas usavam máscaras assustadoras para que os espíritos maus os confundissem com outros espíritos e não os incomodassem. A Igreja aos poucos misturou costumes pagãos com as comemorações do Dia de Finados e do Dia de Todos os Santos. Mais tarde, as pessoas passaram a ir de casa em casa fantasiadas de santos, anjos e demônios.
ABÓBORAS: Velas eram acesas dentro de nabos esculpidos para afastar os espíritos maus. Algumas pessoas achavam que a vela dentro de um nabo representava uma alma presa no purgatório. Mais tarde, os nabos foram substituídos por abóboras.

Tradições, Fantasias e Símbolos

fantasia halloween
Fantasia de Halloween
O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar esses espíritos maus eram realizadas oferendas de comida a eles. As mulheres celtas faziam um bolo chamado de “bolo da alma”.Já a tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. No entanto, na história original a abóbora era um nabo.  O principais símbolos associados a comemoração são as abóboras com velas, as fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, zumbis, morcegos e gatos. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja.

LINHA DO TEMPO

QUINTO SÉCULO AEC
Os celtas celebram o Samhain, festividade que acontecia no fim de outubro, quando, segundo eles, fantasmas e demônios vagavam pela Terra mais do que nos outros dias.
PRIMEIRO SÉCULO EC
Os romanos conquistam os celtas e adotam rituais espíritas da festividade do Samhain.
SÉTIMO SÉCULO EC
É instituída, supostamente pelo Papa Bonifácio IV, a celebração anual do Dia de Todos os Santos em honra aos mártires. *
SÉCULO ONZE EC
O dia 2 de novembro é escolhido como Dia de Finados para celebrar os mortos.
SÉCULO DEZOITO EC
O nome da festa Hallowe’en passa a ser grafado Halloween.
SÉCULO DEZENOVE EC
Milhares de pessoas se mudam da Irlanda para os Estados Unidos levando os costumes do Halloween, que com o tempo se fundiram com outros costumes parecidos de imigrantes da Grã-Bretanha, Alemanha, África e outras partes do mundo.
SÉCULO VINTE EC
Halloween se transforma num evento nacional popular nos Estados Unidos.
SÉCULO VINTE E UM EC
No mundo todo, o comércio de itens relacionados ao Halloween se transforma numa indústria multibilionária.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog